Notícias

Fique atualizado com as principais notícias na área de gestão: qualidade, meio ambiente, certificações e responsabilidade social.

A difusão da consultoria nas empresas

21/março/2011

Estes empresários estão buscando os serviços de consultoria para obter informações de como anda o seu negócio, quais são as suas perspectivas e sobre a tomada de decisões. Conforme Janaina Andréa Florão, sócia diretora de uma empresa de consultoria e auditoria, este serviço trata-se de um apoio profissionalizante na gestão dos sistemas e negócios de uma empresa. Janaína explica que a consultoria vai desde o processo de vendas até a entrega dos produtos e serviços. De acordo com ela, os trabalhos de uma consultoria podem ser usados para auxiliar nas definições e estratégias de venda, quanto ao apoio logístico, produção, entre outros. São variados os motivos que acarretam na hora de aplicar uma consultoria. “Recomenda-se para apoiar a equipe de trabalho funcional da empresa a adquirir alguma competência ou nível de negócio”. Janaína fala que, a velocidade das informações impulsionada pela globalização, exige que as empresas estejam cada vez mais profissionalizadas e com demandas especificas, que em sua maioria se faz necessária a utilização de profissionais externos. De acordo com ela, é ai que entra a importância da consultoria.



Na verdade, não existe um momento único e certo para se contratar os serviços de uma consultoria. “É comum se ver a necessidade latente nas empresas como a introdução de novo produto na empresa,  mudança de cenário econômico, cobrança por parte dos clientes de se ter certificações a exemplo da série ISO 9000, 14001 e assim por diante”. O tempo necessário de prestação do serviço depende do tipo de consultoria. “De pende do cenário que envolve a empresa”, afirma. Janaína acrescenta que no  momento da escolha de uma consultoria, é importante buscar ter informações sobre os consultores que  trabalham na consultoria e solicitar referências. Quem são os consultores? Quando contratado o serviço de consultoria entram em ação os consultores. Conforme Janaína, os consultores são profissionais  qualificados com base em experiência e formação educacional. “Para cada tipo de consultoria é requerida uma qualificação diferenciada”, garante. No caso de uma consultoria financeira, por exemplo, convém que o profissional possua vivência neste contexto. Como surgiu a consultoria? A consultoria remonta às origens das relações humanas. É ato de conferência para deliberação de qualquer assunto que requeira prudência. Constitui-se na reflexão em busca de uma resposta através do mais adequado conselho ou de forma mais complexa, porém menos objetiva, de um parecer. Registros antropológicos definem  como  traço comum às sociedades humanas o surgimento de indivíduos adotados como guias, que  aconselhavam suas comunidades em todas as questões, desde relacionamentos, até ações para caça ou a guerra, inclusive aspectos da saúde física e psicológica.


Copyright © 2010 - 2013 K-Zero Consultoria e Auditoria. Todos os direitos reservados

Web design, SEO Basico, Desenvolvimento de CMS por Digital Art