Certificações

Processo no qual uma Organização é auditada por uma terceira parte acreditada. Esta Auditoria verifica se o sistema de gestão implementado obedece aos princípios definidos na norma em questão.

Certificações de Responsabilidade Social

Certificação: SA 8000

Home | Certificações | Certificações de Responsabilidade Social

A SA 8000 é uma norma internacional de avaliação da responsabilidade social para empresas fornecedoras e vendedoras, Baseada em convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e outras em convenções das Nações Unidas (ONU).

Foi desenvolvida em outubro de 1997 pelo Órgão de Credenciamento do Conselho de Prioridades Econômicas (CEPAA), ligada a ONU, reunindo ONG, empresas e sindicatos. A Itália é o país com mais empresas certificadas, seguida de Índia, China e Brasil. A norma SA8000 traz todos os requisitos ea metodologia de auditoria para uma correta avaliação das Condições do local de trabalho.

Estas condições incluem [4] Trabalho Infantil, Trabalhos Forçados, saúde e segurança no trabalho, liberdade de associação, discriminação, práticas disciplinares, carga horária, beneficios e as responsabilidades da gerência em Melhorar e Manter as Condições do Trabalho. A norma é Considerada como a mais propícia para aplicação global de processos de auditoria de locais de trabalho, e pode ser implementada em instalações de qualquer porte, região ou setor da indústria.

O CEPAA Criou requisitos extremamente rigorosos para as Organizações Responsáveis pela registro e certificação, justamente para Assegurar que os auditores qualificados Devidamente Sejam, que os Procedimentos de Certificação e sejam meticulosamente implementados que haja grande credibilidade junto ao público.

A norma SA 8000 se assemelha em muitos aspectos à série de normas ISO 9000, principalmente no que se Refere um ações preventivas e corretivas, revisão gerencial, eficácia e Planejamento na Implementação e Avaliação, controle de fornecedores, registros, além da Necessidade de provas objetivas e constatáveis. Entretanto, há algumas diferenças entre os requisitos da norma SA8000 e os requisitos da série ISO 9000. Algumas características da norma SA8000 Incluem.

Em certos cuidados na divulgação de informações confidenciais um Terceiros, a credibilidade dada uma entrevistas com funcionários - que poderão ser confidenciais e ocorrer fora das dependências da empresa - ea coleta de provas em fontes externas à empresa como, por exemplo , em departamentos locais de saúde, Agências de Estudos Econômicos, igrejas ou escolas.

O escopo do registro não se DEVE Limitar uma apenas alguns edifícios, linhas de montagem, processos ou divisões: todas as instalações Deverão ser avaliadas, desde áreas de recreação até dormitórios disponíveis, quando. Além da norma SA8000 há outras normas nesta categoria, entre elas, o Fair Labor Association Code, o American Apparel Manufacturers Code, o International Council of Toys Industries Code, além de vários códigos Próprios das Empresas. Cada norma ou código tem pequenas variações em seu escopo, em seus requisitos de monitoração e aceitação.

Os principais beneficiados da norma SA8000 e de outros códigos de Responsabilidade Social Incluem: 1. Varejistas, em busca de Garantias na cadeia de suprimentos, os gestores Relações Públicas e de mídia Favorável; 2. Empresas que Apoiam o consumo de produtos "éticos" e "Verdes"; 3. O interesse e a pressão dos própios consumidores ; 4. O setor que investe em responsabilidade social;

Copyright © 2010 - 2013 K-Zero Consultoria e Auditoria. Todos os direitos reservados

Web design, SEO Basico, Desenvolvimento de CMS por Digital Art